quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Simbolismo no Brasil e Portugual

Simbolismo no Brasil !

O simbolismo foi um movimento que se desenvolveu nas artes plásticas teatro e literatura. Surgiu na França no século XX chegou ao Brasil em 1893, com a publicação das obras Missal Broquéis, ambas de autoria de Cruz e Sousa, que é considerado o maior autor simbolista.O movimento simbolista na literatura brasileira teve força até o movimento modernista do começo da década de 1920. e

Simbolismo em Portugual !

Com a publicação de Oaristos, de Eugenio de Castro, em 1890, inicia-se oficialmente o Simbolismo português, durando até 1915, época do surgimento da geração Orpheu, que desencadeia a revolução modernista no país, em muitos aspectos baseada nas conquistas da nova estética.

Caracteristicas do simbolismo !
Misticismo e espiritualismo – A fuga da realidade leva o poeta simbolista ao mundo espiritual.
Falta de clareza – Os poetas achavam que era mais importante sugerir elementos da realidade, sem delineá-los totalmente. A palavra é empregada para ter valor sonoro, não importando muito o significado.
Subjetivismo – A valorização do “eu” e da “irrealidade”, negada pelos parnasianos, volta a ter importância.
 Musicalidade – Para valorizar os aspectos sonoros das palavras, os poetas não se contentam apenas com a rima. 
Sinestesia – Os poetas, tentando ir além dos significados usuais das palavras, terminam atribuindo qualidade às sensações. 
Maiúsculas no meio do verso – Os poetas tentam destacar palavras grafando-as com letra maiúscula. 
Cor branca – Principalmente Cruz e Sousa tinha preferência por brancuras e transparências. 

Principais autores:

Pedro Kilkerry (1855-1917)

Pobre e boêmio, morreu tuberculoso em Salvador. Nada deixou em livro, o que dele se conhece se reduz ao que publicou em revistas simbolistas baianas Nova Cruzada e Os Anais. Sua obra só entrou em evidência em 1970, com Re-visão de Kilkerry (seleção de poemas organizada por Augusto de Campos). 

Alphonsus de Guimaraens (1870 -1921)


Eugênio de Castro

É um autor português e foi o responsável por inaugurar o Simbolismo português. As obras de Eugênio de Castro possuem versos livres, vocabulário erudito, pessimismo e ambigüidade nos temas trabalhados.

Emiliano Perneta

 David Emiliano Perneta (1866-1921) nasceu e morreu em Curitiba. Formou-se advogado pela Universidade de São Paulo. Além de ter sido jornalista, advogado e professor de português, Perneta foi um dos fundadores do clube republicano de Curitiba e publicou, em livros, jornais e revistas, poesia e prosa poética simbolista.

Antônio Nobre

Poeta português (nasceu em Porto, 1867 - morreu em Foz do Douro, 1900). Em 1890, seguiu para Paris, a fim de continuar seus estudos de Direito, concluídos na Sorbonne em 1895. Por esse tempo entrou em contato com a nova poesia francesa (Verlaine, Moréas, Laforgue). De volta à Portugal, ingressou na diplomacia.


 


 

 

terça-feira, 12 de julho de 2011

O teatro na escola Sídrome da Alienação Parental. Peça:Dividindo Eu.

   Pensamos que se houver traição,o relacionamento não é mais o mesmo quando se perdoa,pois as brigas serão constantes e sem contar que colocam os filhos no meio das brigas,sendo que eles não tem culpa.
   As crianças sofrem pelas discuções paralelas,dependendo do caso as mulheres vivem com essa pressão de saber que foi traida e não poder fazer nada por causa dos filhos.
   Muitas vezes não é só traição que gera separação,estres de trabalho,desanimo e também quando acaba o amor a melhor solução é um conversa e se não adiantar a separação,mesmo que os filhos sofram,com o pasaar do tempo eles se acustumam.

Pronome ' eu '

Pra VocêPaula Fernandes
Eu quero ser pra você
A alegria de uma chegada
Clarão trazendo o dia
Iluminando a sacada

Eu quero ser pra você
A confiança o que te faz
Te faz sonhar todo dia
Sabendo que pode mais

Eu quero ser ao teu lado
Encontro inesperado
O arrepio de um beijo bom
Eu quero ser sua paz a melodia capaz
De fazer você dançar

Eu quero ser pra você
A lua iluminando o sol
Quero acordar todo dia
Pra te fazer todo o meu amor

Eu quero ser pra você
Braços abertos a te envolver
E a cada novo sorriso teu
Serei feliz por amar você

Se eu vivo pra você
Se eu canto pra você
Pra você


quinta-feira, 16 de junho de 2011

Nosso Perfil

Somos quatro garotas Letícia , Liliane , Karen e Adrielli   com a idade entre 16 á 18 anos , estudamos no colégio Maestro no 2º6 estudantes do noturno.

O Jornal

Eclipse lunar aparece em Joinville

Em alguns pontos da cidade foi possível visualizar o fenômeno da Lua

Rogerio da Silva/ND

Este foi o primeiro eclipse lunar de 2011
Por volta das 18h30 os joinvilenses puderam visualizar alguns  movimentos do eclipse lunar ocorrido na quarta-feira (15). O fenômeno, o primeiro de 2011, acontece quando a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua e pôde ser visto em todo o Estado de Santa Catarina, de acordo com a nebulosidade do local.
Pela internet também foi possível acompanhar o eclipse, que começou às 17h15. A Lua adquiriu um tom laranja, passando depois para o avermelhado. Internautas de diversas partes do mundo, inclusive do Brasil, trocaram impressões sobre o espetáculo do céu nos comentários do site e nas redes sociais.
http://www.ndonline.com.br/joinville/noticias/eclipse-lunar-aparece-em-joinville.html

Nosso comentário: No início da noite passada com aquele friozinho de outono
ficamos encantadas com o eclipse.

segunda-feira, 13 de junho de 2011